quarta-feira, 30 de setembro de 2015

WOWS Wiki.

Você ja visitou a Wiki do WOWS alguma vez?

Sinta-se em casa.

http://wiki.wargaming.net/en/World_of_Warships

Ultimas Horas para Tirpitz partir!

Só um lembrete pessoal...



OBS: Primeiramente virão os cruzadores Alemães e ainda não se sabe ao certo quando virá a linha de BBs Alemã.


Quem tiver intere$$e e di$po$ição:

https://na.wargaming.net/shop/wows/vehicles/

terça-feira, 29 de setembro de 2015

AP vs HE - WG Video - Legendado!

Fala galerinha, segue vídeo explicando diferença entre as munições...

Apertem os cintos e ativem as legendas


Sudações TitiuBlack o7!

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Mirar é uma arte, errar faz parte. 02

Em busca do tiro perfeito, e daquela famosa citadel, encontrei dentro do próprio NA server fórum, uma outra maneira de calcular nossa mira...






Iremos tratar mais uma vez de alvos uniformemente paralelos e em velocidade constante.

Tenha em mente que para acertar seus tiros, você deve levar em consideração 03 aspectos principais. (Distância, direção de cruzeiro do inimigo e velocidade do inimigo.)

OBS: O número de referencia 2s 4s 8s, são apenas exemplos... o que irá determinar este número será sua régua e o que estiver marcando no momento da medição


Distância: Iremos dividir em 5km, 10km e 15km.

Direção de cruzeiro do inimigo: Neste artigo iremos tratar de paralelo uniforme e não paralelo uniforme.

Ver: Tutorial: Mirar é uma arte, errar faz parte.

Velocidade do inimigo:

Em sua grande maioria, jogadores andam sempre em velocidade máxima de seu navio, sendo assim podemos concluir que em sua grande maioria,

BB - 25kts em sua grande maioria ocasionalmente 30kts
Crusadores: 30kts em sua grande maioria
Destroyers: 35+kts.

Ver: Dicas e Truques: Identificando a velocidade do inimigo.


Vamos ao que interessa: 
Agora que você ja sabe a velocidade de seu inimigo, direção e distância mostrada em sua mira. Usaremos este truque, mas antes de mais nada saiba que não é nenhum cálculo matemático exato, mas em sua grande maioria irá funcionar.

Ex 01: Imagine um BB a 5km.

Verifique a distância da mira do centro do navio até sua ponta dianteira. Pegue essa medida multiplique por 2 e terá o local onde deverá atirar. (Essa será nossa referência 01)

1/2 + 1/2 = 1 







Ex 02: Imagine um BB a 10km.


Seguindo o conceito do primeiro exemplo, agora adicione mais 1 (um) tamanho completo do seu navio além da medida inicial por estar 5km a mais de nossa referência. Ou seja: 05km 25kts + 05Km

1/2 + 1/2 + 1 = 2 






Ex 03: Imagine um Crusador a 10km.


Seguindo o conceito do primeiro e segundo exemplo, agora adicione mais 1 (um) tamanho completo do seu navio além da medida inicial por estar 5km a mais de nossa referência e mais 1 (um) por estar com velocidade de 32kts. Ou seja: 05km 25kts + 05Km + Velocidade.

1/2 + 1/2 + 1 + 1 = 3 




Outros Exemplos: 

Ex 04: Destroyer a 5km.

Neste caso teriamos 1/2 + 1/2 da distância 5km + 2 Tamanhos completos de 02 aumentos de velocidade. Ou seja: 05km + 05km + Velocidade + Velocidade

1/2 + 1/2 + 1 + 1 = 3

Destroyer a 10km

1/2 + 1/2 + 1 + 1 + 1 = 4




Vamos ver como funciona? 


sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Angulação e Armor - Vídeo.

Dando continuidade a parceria com o NoZoupForYou Gaming, segue o segundo vídeo tutorial sobre Angulação e Armor.




Este vídeo serve como ilustração pelo assunto abordado em: Angulação e Armor.



Aproveitem a dica.

Saudações TitiuBlack o7

Angulação e Armor.

Apertem os cintos e ativem a Legenda!


Vamos falar do sistema de penetração do WoWS, e antes de tudo, tenha em mente que o RNG não é igual ao ao WoT que existe porcentagem de dano de penetração, saiba que a única coisa que o RNG irá afetar será a dispersão de tiros.

OBS: Neste artigo, trataremos exclusivamente de AP/PP ou seja munição penetrante. 

Para entender sobre penetração é necessário entender sobre angulação e armor. O projétil quanto menor o ângulo, mais fácil irá penetrar o armor.


Veja essas imagens/ animações abaixo:

Sabemos que essa parte é parte da blindagem de um tanque de guerra.


Veja que quanto maior for o ângulo de entrada do projétil, mais blindagem ele terá que penetrar.


Repare que pode haver um aumento da blindagem em até 55% quando o ângulo de entrada atinge 50º



Veja como funciona a penetração de blindagem:


Agora que você ja viu como funciona a penetração de blindagens, esta na hora de saber um pouco mais sobre a estrutura do navio. No Blog dos desenvolvedores podemos encontrar imagens muito esclarecedoras, vejamos algumas destas.

Nesta imagem está sendo mostrado as partes vitais do navio, são estas partes que quando levam dano, sobe aquele belo ícone de citadel. 




Como ja foi dito anteriormente a citadel quando atingida causa o dano Máximo do AP/PP e quando vários projéteis atingem a citadel ao mesmo tempo, isso pode acabar com a vida do inimigo em apenas 1 (um) único Salvo.

Tendo em vista a complexidade da estrutura de um navio e sabendo-se que não poderia blinda-lo igualmente, algumas partes como a Torre de comando considerada o cérebro do navio receberam a blindagem reforçada e é claro os elementos vitais como depósito de munições e sala de máquinas receberam a blindagem mais pesada, afim de proteger ao máximo esses locais e por isso não é tão fácil conseguir penetrar na citadel, principalmente tratando-se de encouraçados.

Como não teria como blindar igualmente um navio, foram utilizados várias técnicas para conseguir maior efetividade na proteção do navio como um todo, as laterais possuem proteção anti torpedos alem do cinturão principal de armadura.




Agora que você ja conheceu os conceitos básicos de penetração de armor, e um pouco mais sobre a estrutura dos navios, vamos falar sobre trajetórias e posicionamento em combate.

Antes de mais nada tenha em mente que a trajetória de um tiro de canhão é bem diferente da de um tiro de tanque, pois com todo o peso dos projéteis e distâncias de viagem de tiro existe uma taxa de dispersão assim como sabemos que os tiros não são em linha reta.


No Blog dos desenvolvedores, facilmente chegamos a essas animações exemplificando o que acontece com impacto dos tiros a curta e a longa distâncias.

Atirando a Curta: Distância.




Atirando a Longa distância: 


NOTA: Com essas imagens podemos concluir que a curtas distâncias o projétil irá penetrar mais facilmente pelas laterais do navio, enquanto que a longas distâncias a maior chance de penetração ocorre pelo Deck superior

Para finalizar este artigo que ja ficou bem extenso, mas não teria como ser de outra maneira, seguem algumas dicas de posicionamento em combate.


Vejamos alguns Exemplos de situações de combate.


Na primeira figura podemos visualizar uma Péssima e razoável exposição.


Ex 01: Navio A e B se enfrentando, é a pior posição possível, pois é a que possui a maior chance de dar e receber dano crítico. Será questão de pouco tempo até um dos dois navios afundarem.


Ex 02: Navio B e C ambos se atacando, os 2 estão em uma posição mediana, o ideal que se faça em uma situação como essa será mostrado na próxima figura.

Na segunda figura podemos visualizar uma media exposição contra um ótimo posicionamento com pouquíssima exposição.




Ex 03: 
Certamente nesta batalha você deverá ser o B, pois ele esta com o curso em direção ao navio inimigo, expondo o mínimo possível de sua lateral. Veja que a mudança de angulo de tiro do Ex 02 para o atual, ajuda a diminuir o alvo visual para seu inimigo, assim como diminui consideravelmente a chance de penetração.




Espero que tenham gostado das dicas e que isso traga a todos vocês maior efetividade e sobrevivência nas batalhas.


Saudações TitiuBlack o7.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Guia de Citadel simplificado

Como é Bom ver esse ícone pular na sua tela heim...


Em parceria com o NoZoupForYou Gaming, segue o primeiro tutorial sobre citadel.


Saudações TitiuBlack o7.

Parceria com Youtuber NoZoupForYou

Nova parceria...

Em busca de criar tutoriais bacanas para poder compartilhar com vocês, tenho lido vários Fóruns, Blogs e assistido a diversos vídeos. Na busca de bons guias e tutoriais conheci o canal do  NoZoupForYou Gaming

Assisti a alguns tutoriais criados por ele e entrei em contato, solicitando sua autorização para que pudesse utilizar os vídeos e criar um novo áudio em português para que os BR´s não tenham que se preocupar com tradução de legendas ruins...

Prontamente ele me respondeu simpaticamente mandando eu ir em frente.




Sendo assim preparem para receber tutoriais em PT-BR com qualidade de um renomado Youtube Player.

Muito obrigado Zoup, você ja tem um espaço em nosso blog.

Saudações TitiuBlack o7

Últimos Segundos!


Em uma partida emocionante, onde nos últimos minutos em nosso time restavam apenas 02 navios contra 04 do inimigo. Pensávamos que tudo estava perdido, mas a sorte e habilidade fizeram toda diferença...

Como costumo dizer... Quando se joga com amigos e parceiros, algumas partidas são mais emocionantes que final de copa do mundo!

                     Sinta a emoção!




Se você quiser assistir um pouco mais:




Saudações TitiuBlack o7

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Tutorial: Mirar é uma arte, errar faz parte 01

Tenham em mente esta frase: "Mirar é uma arte, errar faz parte"


Dica 01: Antes de efetuar uma salva cheia de tiros, na dúvida dispare 1 canhão, veja onde o tiro caiu e faça os ajustes necessários.  

Em busca do tiro perfeito, além da sorte você terá que conhecer alguns conceitos básicos. Pesquisando alguns sites, fóruns etc, cheguei a este pequeno guia.

Iremos dividir este guia em algumas partes.

01- Direção e velocidade do Inimigo 
02- Onde mirar?

01- Vamos levar em consideração que você ja assistiu ao nosso vídeo anterior,  Identificando a Velocidade de seu Inimigo, então agora deverá saber como identificar o curso do navio inimigo.

A dica mais importante que posso deixar dentro deste contexto é. "Verifique no minimap a posição  e curso do navio do seu inimigo"

Vamos imaginar algumas situações:


A) Inimigo em paralelo seguindo em velocidade constante:

Esta situação é a mais simples possível basta verificar o tempo de voo dos projeteis, e ajustar a mira em segundos. Ajustar a base horizontal ao casco do navio inimigo e sentar o dedo. Lembrando que Se você pode ajustar a mira em pelo menos 100mts a mais que a linha da água.



B) Inimigo em velocidade constante uniformemente não paralelo:




Levando em consideração que o inimigo quando percebe que esta com canhões apontados para ele ou que ele foi detectado, a primeira coisa que ele faz é mudar de direção seja se afastando ou se aproximando da batalha, para acertar tiros como este, você vai precisar de muita prática. Esse caculo é muito simples para uma máquina, mas para nós seres humanos, irá levar um certo tempo até realizar todas contas mentalmente, mas calma, nem tudo está perdido e estamos aqui para tentar ajudar.

Imagine a seguinte situação:
  • Inimigo Viajando a 30kts
  • Linha reta.
  • Distancia 10km
Primeira coisa a se fazer, deverá verificar o curso do inimigo no minimap, depois você irá ver o tempo que o projetil demora para atingir a distancia em que ele se encontra. Agora meus amigos é a hora de calcular. Geralmente quando percebo que o inimigo esta com meia velocidade, o ponto de referencia da régua quase sempre esta de acordo com o mostrado na distância. Mas qnd sei que o inimigo viaja a uma velocidade máxima, geralmente uso 2 vezes ou até mais do que mostrado na régua dependendo da velocidade máxima do inimigo.

Nesta situação veja que o alvo estando a 10km e 6 segundos, mirei em 11 km e quase 14 segundos da minha régua e veja o que vai acontecer






C) Alvo mudando curso em 90-180º



Tenha em mente que alguns jogadores mais experientes, irão tentar se esquivar manobrando completamente o navio após ser detectado ou após perceber sua primeira salva de tiros, tenha em mente que não será fácil acertar este navio enquanto manobra, sendo assim talvez seja melhor aguardar até que ele termine esta manobra, ou preveja este movimento e surpreenda ele.


Depois com o tempo, as coisas ficam mais fáceis e você acertará muito mais tiros...



Nosso próximo assunto a ser abordado será Angulamento e Citadel! 


Saudações TitiuBlack o7.

Dicas e truques: Identificando a Velocidade de seu Inimigo





Pessoal, isso não é algo simples e nem 100% certo, mas ja é alguma coisa para lhe ajudar a identificar a velocidade em que seu inimigo está.



A Dica é: Verifique o posicionamento da Fumaça do navio inimigo. 

Você achava que a fumaça era só de enfeite? Existem alguns estágios, alem da direção em que ela sai.

Calma, a grande maioria não repara pra fumaça alguma...

Conforme essas figura: 

Além desses estágios, quando o navio esta parado ou dando ré, fica mais fácil ainda identificar.



Saudações, TitiuBlack o7

CV – Aircraft Carrier – Porta Aviões



São navios que comporta uma grande quantidade de aviões para suporte aéreo da frota aliada, mas são inúteis em armamentos principal, mas sua defesa aérea impressiona

Suas principais funções são combater os aviões inimigos, destruir navios grandes e lentos como Batleships e Carrier, e detectar a posição dos navios adversário. 

Referente a qual nação escolher digo que as Carrier EUA são lentas e não tem muitos esquadrões comparando com os Japa, mas elas têm 2 aviões a mais do que os Japa por esquadrão, mas elas são decisivas em uma única salva de torpedos, já os Japa são mais rápidos e fácil de mudar de estratégias pelo número de esquadrões e reserva, mas não tão decisiva quanto ao EUA.

Agora você escolhe quantidade e velocidade com um pouco menos de qualidade ou qualidade com um pouco menos de velocidade mas decisiva. Após o Tier 9 os EUA dominam os Céus. Por Danilo Baere.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Configurando sala de treino no Aslain's WoWS ModPack

Recentemente com a versão v0.6.2 do Aslain's WoWS ModPack percebemos que a sala de treino ja está rolando e você ja pode jogar junto de seus amigos ou contra eles.

Podendo optar por partidas de 10 até 60 minutos de 1x1 até 12x12 em todos os ampas e tipos de jogo.

Espero que aproveitem este recurso!

Podendo Optar entre partidas de 10 até 60 minutos de 1x1 até 12x12 em todos os ampas e tipos de jogo.

Segundo nosso amigo "'Everton Luis'':  pra adicionar os bots que você deseja e só escolher o bot, escolhe se que armado e ativo la no canto e dps e só arrastar o retângulo que tem o nome bot pra lista e você adiciona os bots

Espero que aproveitem este recurso!

Saudações TitiuBlack o7

Notícia Oficial: Destroyers Russos e Cruzadores Alemães!


Notícia Oficial: 


Em Breve: Destroyers Russos e Cruzadores Alemães!




segunda-feira, 21 de setembro de 2015

2x2 t6 Batle - Sala de Treino


2x2 t6 Batle - Sala de Treino

Team A:
* Alabadeus - Cleveland VI
* TitiuBlack - Fuso VI

Team B:
* FredyPanzer - Kongo V
* SrDaniloBawere - Cleveland VI

1x1 t8 Batle - Amagi Vs tirpitz

Com a instalação do Mod. do vídeo anterior, percebi que ja pode ser criada sala de treino e utilizar para fazer batalhas de 1x1 até 12x12 contra seus amigos... Cria-se um servidor, o Criador escolhe tempo, mapa, distribui os times e taca a ficha...

Segue o vídeo da primeira batalha x1 realizada contra nosso companheiro FreddyPanzer!

Aslain's WoWS ModPack


Instalando Mod para WoWs -

http://aslain.com/index.php?/topic/2020-0406-aslains-wows-modpack-installer-wpicture-preview-v049-13082015/

Que Nação? Que classe?

Que Nação? Que classe?

Fala galerinha...

Como primeiro post oficial, nada mais justo do que ajudar aos que estão começando a jornada agora dentro do WoWs.

Então irei abordar alguns temas, dentre estes:

Qual nação Irei jogar?
Qual classe irei jogar?


Então indo direto ao ponto.

Qual nação Irei jogar? 
Creio que ninguém melhor para responder esta pergunta do que você mesmo. O jogo é novo, qualquer uma das nações que você escolher será legal. Leve em consideração que upar tiers baixos é rápido e você pode upar as duas ao mesmo tempo sem problema algum.


Qual classe irei jogar?
Como na pergunta anterior, a melhor resposta deve vir de você. Abaixo em links importantes existe 3 links falando sobre a diferença entre cada classe BB, DD, e Crusadores.
Tenha em mente que:

DD - Destroyers/ Contra torpedeiros) - São navios extremamente ágeis e táticos. Sua principal função é lançar torpedos contra o inimigo e não ser visto nem no mapa. (Em outro tópico irei falar sobre concealment/ Ocultamento). Tenha em mente que DDs Japoneses tem maior alcance de Torpedos e canhões lentos. DDs Americanos são o contrário.

Crusadores - São navios com reload rápido a médio entre 06-21 segundos na maioria dos casos, armadura média. Estes tem como principal função boa bateria anti aérea AA, são muito bons contra DD´s e formam uma ótima dupla com BB/Encouraçados. As pessoas principalmente em tier baixo utilizam em sua grande maioria a Munição do tipo explosiva/Incendiária, tendo em vista que a diferença de dmg para a penetrante é pequena e o fogo pode causar mais estragos no inimigo. Então para você que esta começando, Utilize HE/PE sem dó. Principalemente contra BBs, DDs e porta-aviões.

Em um futuro a grande diferença entre Japa e Americano, será que os Japoneses irão continuar com torpedos e americanos não. Lembrando que os Crusadores japoneses tem o perfil de navio Baixo o que torna eles mais difíceis  de serem atingidos.

BB BatleShips/ Encouraçados: Estes são os gigantes dos mares, Com canhões pesados e de longo alcance, possuem a blindagem mais forte do jogo e são fortemente temidos. Quando optar por esta classe, tenha em mente que são lentos, reload demorado 26-30 sec mas quando atingem o inimigo, podem causar danos irreversíveis e muitas vezes a morte em apenas uma salva de tiros. A principal diferença entre Japa e Americano, Os Americanos começam mais lentos, com menor alcance e maior armadura até o tier 8. Depois disso t8 e t9, os americanos tem vantagem, mas quando chega ao t10. Yamato será o pavor dos inimigos.

CV - Aircarrier/ Porta-aviões: Não posso falar muito, pois não joguei com a classe, deixarei este espaço para um amigo escrever...

Segue links com comparação entre navios que tbm esta incorporado ao Blog.

BatleShip comparação:

Destroyer comparação:

Crusier comparação:


o7 TitiuBlack!





Começando os trabalhos.

Fala galerinha, eu sou TitiuBlack e decidi criar este Blog, para ajudar os players e principalmente os novatos no início de sua jornada.

Quem Sou? 

Vou falar primeiramente um pouco de mim, sou um fã de games on-line, iniciei jogando FPS´s a uns bons 15 anos atras no velho e desconhecido Soldier Of Fortune 2, posteriormente BF, e outros FPS. Joguei por muito tempo GuildWars1 (4 anos), depois WoW, SilkRoad, e por Ultimo Guild Wars 2.

Após conhecer este viciante joguinho chamado World of Warships, que estava entrando em Open Beta, não parei mais.

Quase que diariamente faço stream em meu canal e faço Pequenos vídeos das melhores partes (Quando tem) e mando pro youtube.

Em fim, quero que saibam que estarei iniciando este blog e quero poder rechear ele com tudo que interessa a nós, jogadores!

o7 - TitiuBlack!