sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Angulação e Armor.

Apertem os cintos e ativem a Legenda!


Vamos falar do sistema de penetração do WoWS, e antes de tudo, tenha em mente que o RNG não é igual ao ao WoT que existe porcentagem de dano de penetração, saiba que a única coisa que o RNG irá afetar será a dispersão de tiros.

OBS: Neste artigo, trataremos exclusivamente de AP/PP ou seja munição penetrante. 

Para entender sobre penetração é necessário entender sobre angulação e armor. O projétil quanto menor o ângulo, mais fácil irá penetrar o armor.


Veja essas imagens/ animações abaixo:

Sabemos que essa parte é parte da blindagem de um tanque de guerra.


Veja que quanto maior for o ângulo de entrada do projétil, mais blindagem ele terá que penetrar.


Repare que pode haver um aumento da blindagem em até 55% quando o ângulo de entrada atinge 50º



Veja como funciona a penetração de blindagem:


Agora que você ja viu como funciona a penetração de blindagens, esta na hora de saber um pouco mais sobre a estrutura do navio. No Blog dos desenvolvedores podemos encontrar imagens muito esclarecedoras, vejamos algumas destas.

Nesta imagem está sendo mostrado as partes vitais do navio, são estas partes que quando levam dano, sobe aquele belo ícone de citadel. 




Como ja foi dito anteriormente a citadel quando atingida causa o dano Máximo do AP/PP e quando vários projéteis atingem a citadel ao mesmo tempo, isso pode acabar com a vida do inimigo em apenas 1 (um) único Salvo.

Tendo em vista a complexidade da estrutura de um navio e sabendo-se que não poderia blinda-lo igualmente, algumas partes como a Torre de comando considerada o cérebro do navio receberam a blindagem reforçada e é claro os elementos vitais como depósito de munições e sala de máquinas receberam a blindagem mais pesada, afim de proteger ao máximo esses locais e por isso não é tão fácil conseguir penetrar na citadel, principalmente tratando-se de encouraçados.

Como não teria como blindar igualmente um navio, foram utilizados várias técnicas para conseguir maior efetividade na proteção do navio como um todo, as laterais possuem proteção anti torpedos alem do cinturão principal de armadura.




Agora que você ja conheceu os conceitos básicos de penetração de armor, e um pouco mais sobre a estrutura dos navios, vamos falar sobre trajetórias e posicionamento em combate.

Antes de mais nada tenha em mente que a trajetória de um tiro de canhão é bem diferente da de um tiro de tanque, pois com todo o peso dos projéteis e distâncias de viagem de tiro existe uma taxa de dispersão assim como sabemos que os tiros não são em linha reta.


No Blog dos desenvolvedores, facilmente chegamos a essas animações exemplificando o que acontece com impacto dos tiros a curta e a longa distâncias.

Atirando a Curta: Distância.




Atirando a Longa distância: 


NOTA: Com essas imagens podemos concluir que a curtas distâncias o projétil irá penetrar mais facilmente pelas laterais do navio, enquanto que a longas distâncias a maior chance de penetração ocorre pelo Deck superior

Para finalizar este artigo que ja ficou bem extenso, mas não teria como ser de outra maneira, seguem algumas dicas de posicionamento em combate.


Vejamos alguns Exemplos de situações de combate.


Na primeira figura podemos visualizar uma Péssima e razoável exposição.


Ex 01: Navio A e B se enfrentando, é a pior posição possível, pois é a que possui a maior chance de dar e receber dano crítico. Será questão de pouco tempo até um dos dois navios afundarem.


Ex 02: Navio B e C ambos se atacando, os 2 estão em uma posição mediana, o ideal que se faça em uma situação como essa será mostrado na próxima figura.

Na segunda figura podemos visualizar uma media exposição contra um ótimo posicionamento com pouquíssima exposição.




Ex 03: 
Certamente nesta batalha você deverá ser o B, pois ele esta com o curso em direção ao navio inimigo, expondo o mínimo possível de sua lateral. Veja que a mudança de angulo de tiro do Ex 02 para o atual, ajuda a diminuir o alvo visual para seu inimigo, assim como diminui consideravelmente a chance de penetração.




Espero que tenham gostado das dicas e que isso traga a todos vocês maior efetividade e sobrevivência nas batalhas.


Saudações TitiuBlack o7.

4 comentários:

  1. otimo poster como sempre, nota 10 mano, vlw,muito explicdo agora, depois disso e so colocar em pratica .

    ResponderExcluir
  2. Agora que não morro mais com o Tirpitz. hehe

    ResponderExcluir
  3. Bom mas eu queria saber, outra coisa,
    la ai... Me ajuda em uma dúvida, como eu sei se minhas balas podem perfurar a blindagem do inimigo ? Tem algum macete ? Tem alguma conta pra fazer ?, seria os milímetros do meu canhão, x o milímetro da blindagem dele ?

    ResponderExcluir